Restaurante Flores no Bairro Alto Hotel aquece com carta de outono

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Look Mag mudou de domínio. Acompanhe-nos em lookmag.pt
http://lookmag.pt/blog/restaurante-flores-no-bairro-alto-hotel-aquece-com-carta-de-outono/

Com a chegada da nova estação, alguns restaurantes, os melhores, mudam as iguarias com que brindam quem os visita. É assim no Restaurante Flores, no Bairro Alto Hotel. Conhecido por fazer uso dos ingredientes mais frescos de cada estação, o chefe Vasco Lello voltou a surpreender com o conjunto de outonais sugestões gastronómicas que povoam as duas cartas disponibilizadas.

Dia de chuva, fomos experimentar a carta de almoços e ficámos rendidos. Recebidos com a simpatia de sempre (a verdade é que ali nos sentimos quase em casa), e depois de devidamente encaminhados para a mesa previamente destinada, resolvemos fazer desta uma experiência sensorial única. Assim, deixámo-nos guiar não pelo nosso instinto mas pelos nomes de cada prato, os quais faziam antever algo de único dada a combinação de ingredientes.

Nas entradas optámos pelo creme de castanhas, o qual trouxe até nós o mais puro e intenso sabor do outono, onde as castanhas combinavam na perfeição com os quadrados de abóbora assada. Pelo meio, os tortulhos, uma espécie de cogumelos, davam o toque certo no conjunto alinhavado pelo aroma da erva-doce. Do outro lado da mesa, e pelo ar satisfeito da nossa companhia, devia estar delicioso, era o atum marinado que ditada a lei, ou melhor, conduzia os destinos do palato. Combinado com unagui e com legumes avinagrados, o atum assumiu de pleno direito a liderança do prato, fazendo com os restantes sabores lhe prestassem vassalagem.

Lá fora a azáfama normal de um dia de semana do Chiado chegava até nós através das enormes janelas do restaurante. Camões para sempre imortalizado da estátua fronteiriça, parece recitar para quem passa, amenizando um pouco a chuva que caia e o frio que se começava a fazer sentir.

Com a chegada dos pratos principais, as nossas atenções recaíram sobre a mesa, pois nela foram colocadas as duas iguarias por nós previamente escolhidas, uma de peixe e a outra de carne. A primeira, trazia como porta-estandarte um salmonete assado e atrás dele um séquito quase real de manteiga de ervas num arroz de lingueirão. Extremamente bem conseguida, a combinação de todos os ingredientes resultou num prato atraente e verdadeiramente saboroso. Na carne foi a bochecha de vitela que ganhou a “corrida” para a qual partiu “exe quo” com o lombo de novilho. Acompanhada de ameixas, raízes e cebolinhas, a bochecha adquiriu renovado sabor e uma maciez que impressionou os palatos mais sensíveis.

Para terminar esta viagem pelos sentidos conduzida pela sabedoria do chefe Vasco Lello, era chegada a hora do último pecado…que ganhou contornos à nossa frente em forma de bolo de chocolate com laranja e tarte de maça com gelado de canela.

Quase esquecidos da vida que lá fora corria a passo apressado, despedimo-nos de quem tão bem nos recebeu com a promessa de voltar, pois muitas outras iguarias ficaram por degustar.

Restaurante Flores
Praça Luís de Camões, 2
Lisboa
www.bairroaltohotel.com
Reservas pelo telefone 21 340 82 52

Deixe um comentário

  • counter for wordpress